domingo, 16 de dezembro de 2018

EDIT. Ver observação! Venda de puts. O início da operação.

EDIT: Pessoal, eu não faço mais a estratégia descrita abaixo. A venda de puts deve ser realizada apenas se você quiser efetivamente comprar o papel, mesmo que seu preço caia substancialmente. Um investidor que seguisse essa estratégia com Vale, por exemplo, teria que encarteirar as ações (ou gastar muito para reverter a operação) após o evento de Brumadinho, sem perspectiva de quando o preço voltaria ao patamar original. Fica aqui o DISCLAIMER.

Sendo um iniciante no mercado de opções, nada mais razoável que começar com uma estratégia de baixo risco, que é a venda de puts (se necessário volte aos posts anteriores para entender melhor o que elas são).

Quando se vende puts, você "veste a camisa" de um vendedor de seguros. Só que ao invés de emitir apólices para carros e apartamentos, você estará segurando as ações alheias. Portanto, caso elas desvalorizem, o comprador desse direito (chamado put) lhe obrigará a adquirí-las pelo preço pactuado (strike).

O risco dessa operação é justamente esse: o de você ter que comprar a ação por um preço acima do seu valor de mercado no dia do exercício, virando sócio da empresa. Se esta for uma empresa grande e consolidada, muito provavelmente não demorará até que o preço de sua ação volte ao valor que você pagou, pricipalmente se você tiver emitido as puts em um possível momento de baixa do papel.

E por falar em valor pago, como você foi remunerado pela venda das puts, esse montante serve como uma espécie de desconto na aquisição, diminuindo o preço médio da compra. De posse da ação, você pode optar por vender a opção do tipo call no exercício seguinte, tendo como strike garantido em lucro qualquer valor maior que o preço médio de aquisição.

Todas as operações que relatei nesse e no post anterior são bastantes simples. Existem várias outras montagens sofisticadas com opções que, ao menos até o momento, extrapolam o objetivo deste blog. Talvez algum dia eu escreva sobre elas, principalmente caso decida fazer este tipo de movimento.

Por enquanto deixo vocês com um fluxograma do que pretendo fazer inicialmente.



9 comentários:

  1. Olá Newba!
    Acho bem interessante essa estratégia e o fluxograma ficou bem didático.
    Somente um comentário: quando se lança uma call e ela vira pó, a operação call é encerrada com lucro, e deve-se apurar lucro, calcular impostos e emitir darf. Não se deve incorporar esse valor como um desconto no preço médio da ação, pois essa operação não tem relação contábil com a ação que você possui e serviu de garantia. Isso só deve ser feito em caso de exercício.
    É claro que nada impede de você usar esse valor de referência para cálculo de risco ou gerencialmente, mas deve-se ao menos descontar a parte do governo (15%)
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço bastante o esclarecimento! Quando tiver um tempinho eu ajeito o fluxograma. Sabe dizer se também é necessário recolher impostos com a venda de put?

      Excluir
    2. teoricamente você precisa recolher imposto sobre qualquer LUCRO que tenha com as operação montada, seja put ou call.

      Excluir
  2. Olá NI.

    você é da area de TI? fluxogramas? hehehe

    Além do ponto que o Janota levantou, eu faria mais um comentário que é não abater os prêmios no preço de compra da ação caso voce fique com as ações pois assim você não teria "lucro" entende?

    Eu pelo menos tiro o prêmio que é meu lucro e caso mantenha a ação lanço nova call mirando o preço de aquisição sem descontar o prêmio.

    Digo isso pois se voce segura uma ação por 3 meses por exemplo e no final do terceiro mês é exercido com lucro de 5% voce na verdade teve 5% divido por 3 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dica é boa. Penso, no entanto, que se depois da queda (que lhe forçou a comprar a ação) o mercado ficar andando de lado, sem retorno ao preço original, talvez o investidor queira recuperar a liquidez de ter o dinheiro novamente, para realizar novos investimentos, admitindo um lucro percentualmente menor. Neste caso ele lança uma call com strike mais baixo que o anterior, porém acima do preço médio. Um abraço e continue comentando hehehe

      Excluir
    2. sim, você poderia abaixar o seu lucro usando parte do prêmio para abater o preço de compra OU comprar mais ações e fazer preço médio na "força" hehe.. todavia eu gosto de "separar" o lucro do investido para poder mensurar os ganhos com mais facilidade.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Eu tb sou da linha do IdTI!
    Gerenciar preço médio, seja comprando mais ações, seja lançando put.
    Se a ação paga dividendos, vc vai ser remunerado por aguardar o preço recuperar enquanto mantém ela em carteira. Vivt, ciel, bbse, egie são interessantes para trabalhar desse modo.
    Na verdade acho que esperar o ativo subir mais que seu preço médio pra depois lançar a call é salutar. Fiz isso com vivt e devo ganhar 10 reais por ação, só por manter ela em carteira.
    Quanto ao cálculo do preço médio. Em caso de put exercida para efeitos de apuração de IR deve-se descontar o prêmio do valor do strike e não fazer nenhuma apuração de lucro/ir para essa operação.
    Abraço!

    ResponderExcluir